Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 385.157

Rosa de Hiroshima

Vinicius de Moraes

A Dolorosa Beleza de 'Rosa de Hiroshima'

A canção 'Rosa de Hiroshima', escrita por Vinicius de Moraes e musicada por Gerson Conrad, é uma poderosa manifestação poética contra os horrores da guerra e, mais especificamente, do uso de armas nucleares. Através de uma linguagem rica em simbolismo, Vinicius evoca a imagem da rosa, tradicionalmente associada à beleza e à vida, para retratar as consequências devastadoras da bomba atômica lançada sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.

A letra da música começa com um apelo à reflexão sobre as vítimas inocentes do ataque nuclear, como as crianças, as meninas e as mulheres, que são descritas de maneira a destacar sua vulnerabilidade e o impacto da violência sobre elas. A repetição do termo 'pensem' serve como um chamado à consciência e à humanidade do ouvinte. A 'rosa de Hiroshima' é então introduzida como um símbolo da destruição nuclear, uma 'rosa hereditária' que carrega consigo as mutações genéticas e as doenças causadas pela radiação.

A música termina com uma descrição da rosa que perdeu suas características essenciais, tornando-se 'sem cor, sem perfume, sem rosa, sem nada'. Essa rosa 'anti-rosa atômica' é uma metáfora para a perda da essência da vida e da natureza, corrompida pela intervenção humana em sua forma mais destrutiva. A canção é um lamento pela perda da inocência e um protesto contra a guerra, refletindo o compromisso de Vinicius de Moraes com a paz e a justiça social.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Gerson Conrad / Vinícius de Moraes. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Maria e Barbarah. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Vinicius de Moraes e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção