Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 189.528

Problema Social

Seu Jorge

A Voz do Peregrino Urbano: Análise de 'Problema Social' de Seu Jorge

A música 'Problema Social', interpretada por Seu Jorge, é um retrato pungente da realidade de muitos jovens que crescem em condições de vulnerabilidade social nas grandes cidades brasileiras. A letra aborda a trajetória de um indivíduo que, desde cedo, enfrenta adversidades e é marginalizado pela sociedade, sendo forçado a sobreviver em um ambiente hostil e desigual.

O protagonista da canção lamenta não ter tido controle sobre seu destino, expressando o desejo de não ter sido um 'peregrino' no 'mundo cão', uma metáfora para a dura realidade das ruas. A referência ao trabalho desde a infância, vendendo limão e trabalhando na feira, destaca a privação da infância e a necessidade de contribuir para a subsistência da família. A menção à 'famosa funabem' (Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor) aponta para a instituição que deveria proteger crianças e adolescentes, mas que muitas vezes é associada a maus-tratos e negligência.

A música também critica a falta de oportunidades educacionais, sugerindo que, com acesso a uma educação de qualidade ('colégio legal'), o protagonista poderia ter tido um futuro diferente. A letra denuncia o preconceito e a falta de apoio enfrentados por aqueles rotulados como 'pivete', um termo pejorativo para crianças de rua. Em suma, 'Problema Social' é um apelo emocional por empatia e mudança social, destacando a importância de oportunidades iguais para quebrar o ciclo de pobreza e exclusão.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Fernandinho / Guará. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Nicole. Revisões por 5 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Seu Jorge e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção