Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 477.516

Não Chore Mais

Gilberto Gil

A Esperança em Melodia: Gilberto Gil e o Conforto de 'Não Chore Mais'

A música 'Não Chore Mais', interpretada por Gilberto Gil, é uma versão em português do clássico 'No Woman, No Cry' de Bob Marley. A canção, que se tornou um hino de resistência e esperança, é marcada por sua mensagem de conforto e apoio, especialmente em tempos de adversidade. Gilberto Gil, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira e do movimento Tropicália, traz em sua versão uma mistura de reggae com elementos da cultura brasileira, criando uma ponte entre as lutas sociais da Jamaica e do Brasil.

A letra da música evoca imagens de união e solidariedade, com referências a momentos de convívio e partilha, como estar sentado na grama do Aterro, um conhecido parque no Rio de Janeiro, observando as estrelas e compartilhando o pão. Essas memórias de simplicidade e companheirismo são contrastadas com a realidade de amigos presos e desaparecidos, uma possível alusão aos anos de chumbo no Brasil, período marcado pela repressão e censura durante a ditadura militar. A repetição do refrão 'Não, não chore mais' funciona como um mantra de consolação e encorajamento, sugerindo que, apesar das dificuldades, há uma luz no fim do túnel.

A mensagem de otimismo é reforçada no verso 'Tudo, tudo, tudo vai dar pé', que em português é uma expressão de esperança de que tudo vai melhorar. A música se torna um símbolo de resistência pacífica e a crença na superação das adversidades. A escolha de Gil em adaptar essa canção de Marley não é apenas um tributo ao ícone do reggae, mas também uma forma de reiterar a universalidade da luta por justiça e paz, ressoando com o público brasileiro em seu próprio contexto histórico e social.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Gilberto Gil / Vincent Ford. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Traduzida por Carolline. Legendado por diegomansonhell@hotmail.com. Revisões por 6 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Gilberto Gil e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção