Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 1.238.805

Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones

Engenheiros do Hawaii

A Guerra e a Música: Uma Análise de 'Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones'

A música 'Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones', interpretada pela banda brasileira Engenheiros do Hawaii, é uma versão em português da canção italiana 'C'era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones', lançada originalmente em 1966 por Gianni Morandi. A versão dos Engenheiros do Hawaii, que se tornou bastante popular no Brasil, traz uma narrativa que reflete sobre a juventude, a música e os horrores da guerra, especificamente a Guerra do Vietnã.

A letra conta a história de um jovem que, assim como o narrador, era fã dos Beatles e dos Rolling Stones, símbolos da cultura jovem e da liberdade de expressão da época. O protagonista é descrito como alguém que girava o mundo a cantar, vivendo a efervescência cultural dos anos 60. No entanto, sua vida muda drasticamente quando é convocado para lutar no Vietnã, uma realidade que atingiu muitos jovens americanos naquela época. A música utiliza a repetição do som onomatopeico 'ratá-tá tá tá' para imitar o som de disparos de armas, simbolizando a transformação do jovem de um amante da música para um soldado em combate.

A canção é uma crítica ao impacto devastador da guerra na vida dos jovens, que tiveram seus sonhos e liberdades interrompidos pelo conflito. A mudança do 'cantar' para o 'ratá-tá tá tá' representa a perda da inocência e a brutalidade da guerra. O jovem que antes tinha cabelos longos e tocava guitarra, agora não tem mais amigos, não vê garotas e está cercado pela morte. A música termina com a triste revelação de que o jovem não voltará para casa, pois morreu no Vietnã, deixando para trás apenas medalhas como reconhecimento de seu sacrifício. Através dessa narrativa, os Engenheiros do Hawaii e a canção original de Morandi expressam uma poderosa mensagem pacifista e de lamento pelas vidas perdidas em guerras.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Brancato / Mauro Lusini / Franco Migliacci. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Mario e mais 6 pessoas. Revisões por 37 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Engenheiros do Hawaii e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção