Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 30.404

Curumim

Djavan

A Busca Pelo Amor na Cultura Indígena: Uma Análise de 'Curumim' de Djavan

A música 'Curumim', composta e interpretada pelo renomado artista brasileiro Djavan, é uma obra que mistura elementos da cultura indígena brasileira com uma narrativa de amor e dedicação. A letra da música descreve o esforço de uma pessoa para agradar a alguém que ama, oferecendo tudo o que tem, desde objetos pessoais como lápis de cor e brinquedos até elementos naturais como conchas do mar. A repetição do ato de dar, presente na letra, sugere uma entrega total na tentativa de conquistar o afeto da pessoa amada.

No entanto, a música também reflete a frustração de não ter esse amor correspondido, mesmo após tantas tentativas. A expressão 'Cadê que adiantou' revela a ineficácia dos esforços, enquanto 'Que louco que é o amor' comenta sobre a irracionalidade dos sentimentos amorosos. A parte final da música, que cita nomes de tribos indígenas brasileiras, como 'Txucarramãe', 'Krenacroro', 'Kalapalo', entre outras, pode ser interpretada como uma metáfora para a diversidade e riqueza cultural do Brasil, assim como a complexidade do amor que transcende barreiras culturais.

A escolha de Djavan por incorporar termos indígenas na letra pode ser vista como uma homenagem à cultura original do Brasil e um lembrete de suas raízes. A música, portanto, além de falar sobre o amor e a dedicação, também celebra a identidade cultural brasileira, mesclando a linguagem universal do amor com a especificidade da cultura indígena.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Djavan e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção