Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 3.794.105

O Tempo Não Para

Cazuza

A Rebeldia e a Crítica Social em 'O Tempo Não Para' de Cazuza

A música 'O Tempo Não Para', composta por Cazuza, é uma das mais emblemáticas do rock brasileiro dos anos 80 e carrega uma forte mensagem de crítica social e política. A letra reflete a insatisfação do artista com o contexto em que vivia, marcado por uma sociedade repleta de contradições e injustiças. Cazuza, conhecido por sua postura rebelde e contestadora, utiliza a canção para expressar seu descontentamento e sua percepção de que, apesar das mudanças, muitas coisas permanecem as mesmas.

A expressão 'Disparo contra o sol' pode ser interpretada como um ato de rebeldia, uma luta contra o que parece invencível ou imutável. A 'metralhadora cheia de mágoas' simboliza as palavras e a música como armas de protesto. A sensação de cansaço 'de correr na direção contrária' reflete a dificuldade de lutar contra o sistema e a falta de reconhecimento ('sem pódio de chegada ou beijo de namorada'). Ainda assim, Cazuza afirma que 'ainda estão rolando os dados', indicando que a luta continua e que o futuro ainda é incerto.

A crítica se torna mais direta em versos como 'A tua piscina tá cheia de ratos / Tuas ideias não correspondem aos fatos', onde ele ataca a hipocrisia e a corrupção da elite. A repetição de 'o tempo não para' sugere que, apesar dos problemas e desafios, a vida segue e as lutas devem continuar. A música se torna um hino de resistência e um chamado para a reflexão e ação, características marcantes do legado de Cazuza e de sua contribuição para a música brasileira e para a cultura de protesto.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Arnaldo Brandao / Cazuza. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Pietra e mais 4 pessoas. Revisões por 13 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Cazuza e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção